Workshop Inteligência 4.0 Rio: registros, depoimentos e impressões de um final de semana rico em aprendizado e troca de conhecimento

O Workshop Inteligência 4.0 Rio aconteceu nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro de 2019 e foi o primeiro da Choice em parceria com a Gestra. Organizado pela Choice, foi facilitado por Carlos Misiara e contou também com minha participação. Carlos e eu somos, até então, os únicos brasileiros certificados no Modelo SQ21™, desenvolvido pela Deep Change, Inc.

Esta publicação traz algumas imagens dos momentos compartilhados, em que os participantes puderam se dedicar a autorreflexão e interiorização, elaborar exercícios práticos e participar de diferentes dinâmicas ao longo de todo o final de semana. Traz também depoimentos colhidos durante e após a realização do Workshop, testemunhos que confirmam a importância e relevância do tema abordado. Através de uma linguagem objetiva e neutra, o conceito das 4 Inteligências Chave de Liderança foi apresentado e os participantes tiveram oportunidade de mergulhar em um processo de autoconhecimento profundo e potencialmente transformador.

“O Workshop Inteligência 4.0 foi absurdamente construtivo e revigorante. Indico a todos que tem alguma posição de Coordenação para desempenhar, na vida profissional ou familiar. Aprender a se entender é o principio de entender os outros. E buscar entender aqueles que nos cercam, ao mesmo tempo em que também se esforçam por crescer espiritualmente, às vezes demanda estratégias de abordagem. Por acessos mais humanistas e por coordenações sempre mais espiritualizadas e renovadoras. É para a frente que se anda.”

Ethel Pinheiro, Arquiteta e Urbanista, Profa. Dra. da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFRJ, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – PROARQ/FAU/UFRJ.

Foi uma grata surpresa para mim. Fui sem saber exatamente o que encontraria e não alimentei nenhuma expectativa em relação ao proveito ou não que teria com ele, mas à medida que o programa se desenvolvia fui descobrindo como toda aquela dinâmica e conteúdo vinha me abrir para o entendimento de meu comportamento e apontar caminhos mais férteis e produtivos para minha vida familiar, social e profissional. Gostei muito e recomendo com entusiasmo. O evento foi admiravelmente bem organizado e preparado. Nada ali que não estivesse impecável para produzir uma forte interação entre os participantes e entre esses e os facilitadores Carlos e Marcia, esta última responsável pela organização do workshop. Foi um fim de semana que valeu a pena pela agradabilidade e pelo muito que contribuiu para avançarmos para um novo comportamento baseado em uma inteligência da qual não tínhamos consciência. 

Beatriz Oliveira, Arquiteta, Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo.

O conteúdo do curso tratou das quatro inteligências críticas que o líder atual em busca de tomadas de decisão com mais sabedoria e compaixão deve desenvolver: a Inteligência Física (PQ), o Quociente Intelectual (IQ), a Inteligência Emocional (EQ) e a Inteligência Espiritual (SQ).

Estas não são as únicas inteligências do ser humano, mas são as que consideramos como cruciais. No momento em que elas se alinham, o resultado é uma inteligência mais profunda, fundamental para o ser humano liderar seu próprio desenvolvimento e transformação, tão necessários no mundo de hoje que se apresenta cada vez mais incerto, ambíguo, líquido e cheio de rápidas e imprevisíveis mudanças.

Partimos da evolução do conceito das Inteligências Múltiplas, abordando sua importância para chegar ao modelo de Inteligência Espiritual SQ21™, desenvolvido pela Deep Change, Inc.. É necessário compreender a relação entre as inteligências e o papel da Inteligência Espiritual como integradora, capaz de amplificar nossas capacidades racionais e emocionais.

Com linguagem objetiva e neutra, clara em relação às definições e conceitos utilizados, o Modelo SQ21™ possui 21 habilidades, todas passíveis de desenvolvimento através de prática e escolha pessoal. Neste contexto, Inteligência 4.0 é o conjunto das quatro Inteligências Chave de Liderança.

O grupo formado – dez pessoas –  incluiu arquitetos, professores universitários, gerentes de projeto, empresários e empreendedores. A maioria com título de doutorado, alguns com mestrado e pós-graduação. As discussões e reflexões foram riquíssimas, tanto para nós, quanto para todos os participantes.

O almoço de sábado foi também especial, com muita conversa e animação, como mostram as fotos acima. Na parte da tarde, o segundo módulo de exposição incluiu também um breve momento de meditação.

O Workshop foi dividido em 4 Módulos, cada um com 4 horas de duração e um momento de coffee-break. Nos dois dias também foi oferecido um welcome coffee. Proporcionar uma experiência rica em muitos sentidos foi nossa maior intenção.

Abaixo, a primeira foto registra o Welcome Coffee servido no Domingo pela manhã e as 4 seguintes alguns momentos de reflexão pessoal e dinâmicas de grupo.  

“O Workshop Inteligência 4.0 aparece para suprir uma lacuna da formação técnica que a maioria dos indivíduos tem. Apresenta conceitos e práticas que são necessários à sanidade mental do trabalhador do futuro, que deverá passar por muitas mudanças ao longo de sua vida produtiva e se não estiver preparado internamente, adoecerá.”  

Sonia Lopes, Doutora em Administração (UNR- Argentina), MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV), PMP.

Um final de semana de grande troca e conhecimento, que nos desperta para o sentido maior da vida e a escuta ao outro. Facilitador Carlos muito objetivo e claro nas colocações e Marcia atenta aos detalhes. Uma excelente dupla! Recomendo a experiencia!

Luiza Godoy, Arquiteta, Borogodoy Arquitetura.

No último módulo abordamos a ferramenta de avaliação de inteligência, o Assessment SQ21™ considerada como ponto de partida para o desenvolvimento das habilidades de Inteligência Espiritual.

Medir os níveis de desenvolvimento em cada uma das 21 habilidades é essencial se você deseja mudanças profundas na sua vida pessoal e profissional. A partir dos resultados, seus objetivos podem ser mais facilmente traçados e suas metas de desenvolvimento alcançadas.

O Assessment SQ21™ investiga seus comportamentos e atitudes, indaga se você tem consciência de questões relacionadas a propósito de vida, missão, hierarquia de valores; analisa a sua complexidade de pensamento interior, verifica se você tem consciência das suas vozes internas, entre muitas outras coisas. Criada com rigor científico, a ferramenta possui altos índices de confiabilidade e consistência interna, além de validade aparente, de critérios e de construto.


As inscrições para o 2º Workshop já se iniciaram.  Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail contato@choiceprojetos.com.br e inscrições realizadas com antecedência garantem valor diferenciado.

O Workshop foi realizado na Casa Caminhoá, no Jardim Botânico. Os coffee breaks foram fornecidos pelo Mostarda Buffet.