Marcia Poppe

Experiência Profissional

Tenho graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/UFRJ (1995), onde também cursei Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, na área de Teoria e Projeto entre os anos de 2002 e 2004. Em 2018 obtive a certificação de PMP® – Profissional Gerente de Projetos pelo PMI e a de Spiritual Intelligence Coach para o Assessment SQ21™ pela Deep Change, Inc.. Possuo Especialização em Gestão de Pessoas pelo IBMEC e fundei a Choice em 2019.

Atualmente trabalho como facilitadora de Workshops de Inteligência Espiritual, Práticas Contemplativas, Experiências de Montanha e Práticas Artísticas. Sou praticante dos Exercícios Espirituais Inacianos desde 2010 e Montanhista desde 2006. Desde que me entendo por gente, tenho a pintura na minha vida (óleo sobre tela, grafite e cor sobre papel), tendo a Aquarela conquistado meu coração após o término da faculdade.

Sou ávida por manter vivos em mim a curiosidade e o desejo de aprender continuamente. Com o passar do tempo e ao longo da vida profissional, percebi possuir alguns talentos relativos ao cuidado com as interações humanas, tão presentes e imprescindíveis no desenvolvimento de projetos de arquitetura (ou qualquer outro tipo) e em seu gerenciamento. Impossível deixar de lembrar que antes de optar por Arquitetura, pensei também em cursar Psicologia.

O interesse pelo gerenciamento e engajamento de partes interessadas, por relações interpessoais e pelo desenvolvimento humano sempre estiveram presentes em minha vida e após cerca de 24 anos de prática, iniciei um mergulho profissional que abraça simultaneamente quatro dimensões humanas que considero as mais importantes neste contexto para a nossa evolução – a física, cognitiva, emocional e espiritual – a partir da qual poderemos com muito mais propriedade auxiliar na transformação que o mundo tanto precisa.

Por conta disso, dentre minhas atividades profissionais encontra-se o desenrolar contínuo de uma pesquisa sobre temas que se relacionam com nossas 4 inteligências chave (PQ – Física, IQ – Cognitiva, EQ – Emocional e SQ – Espiritual), com o conceito de embodiment, teorias de desenvolvimento humano adulto, teorias integrais e de liderança, tanto dentro do contexto de Gerenciamento de Projetos e Organizações, quanto no contexto individual. Este talvez seja o contexto mais relevante, pois projetos e organizações são feitos por indivíduos e não é possível transformar organizações e sistemas, sem que os indivíduos consigam antes, se transformar. Tenho também um crescente interesse na pesquisa sobre Práticas Contemplativas como Ciência Social.

A partir do momento que me tornei PMP®, me envolvi com o Capítulo do Rio de Janeiro do PMI® e passei a trabalhar como Gerente de Projeto voluntária no Comitê Estratégico de Gestão de Conhecimento.

Prática profissional em Arquitetura

Em relação à minha prática profissional como Arquiteta, possuo vasta experiência nas áreas de Arquitetura Residencial, Corporativa e Institucional (Cultura, Educação e Instituições Religiosas), tendo atuado também nas áreas de Revitalização e Arquitetura Hospitalar.

Atuei em diversos Escritórios de Arquitetura, com participação em equipes de projetos de diferentes portes, ocupando posições de gerenciamento, coordenação e de produção. Acompanhei a elaboração e o desenvolvimento de projetos em suas diversas fases desde a concepção até a entrega da obra.

Gerenciei projetos de arquitetura de minha própria autoria para clientes particulares e institucionais, com foco na área residencial e para clientes corporativos, nas áreas comercial e de serviços.

Tenho também uma atuação acadêmica, que se iniciou em 2002, tendo minha dissertação de mestrado intitulada “O Mosteiro de Nossa Senhora das Graças: um espaço sagrado de habitar na arquitetura de Francisco Bolonha”, sido indicada para publicação. Um pouco sobre este trabalho pode ser lido aqui. O sonho da realização de um Doutorado ainda germina em mim.

Realizei diversas produções bibliográficas, como artigos completos em periódicos e anais de eventos; e alguns capítulos e depoimentos em livros publicados, na área de Teoria, Crítica e Projeto de Arquitetura.

Este texto, assim como a Choice, seu site e eu, estamos em constante transformação. Sem dúvida, será aprimorado com o tempo.

Montanhista

A Natureza é o meu Templo. Onde busco o sagrado, onde nutro meu espírito, contemplo e respiro a beleza do mundo. A experiência da natureza e das montanhas mantém meu equilíbrio, me ensina sobre o tempo, as estações e os ciclos – internos e externos, meus e dos outros, entre inúmeras relações. Lugar onde ao exercitar meu corpo, experiencio a vida a partir de sentidos mais abertos e sensíveis a tudo que é vivo, o que me permite me conectar de modo mais significativo e verdadeiro aos outros, ao meio-ambiente, ao Universo, a Deus e a mim mesma. Experiência existencial e fenomenológica, é lugar e fonte de alinhamento, paz interior e força para habitar e agir no mundo de maneira mais eficiente, sábia, compassiva e amorosa.

Aquarelista