Maturidade Emocional

Acolher emoções é sinal de maturidade emocional. Sejam elas positivas ou negativas, cada uma tem sua função e elas afloram para auxiliar nossos comportamentos e decisões. Quando aparecem, sempre querem nos dizer e ensinar algo sobre nós.

Existe um desconforto legítimo quando as emoções que identificamos têm caráter negativo. Naturalmente procuramos afastá-las de nós, negando e procurando mudar o foco em relação ao que estamos sentindo, muitas vezes de forma bastante infantil.

Colocar uma emoção debaixo do tapete pode causar alívio momentâneo, mas não funciona a longo prazo. Nosso corpo é sábio e as emoções são insistentes, elas continuarão buscando nossa atenção para que possamos aprender algo com elas.

Por isso é necessário o acolhimento. Se a emoção chega, ofereça a ela abrigo. Permaneça com ela um tempo. Procure identificar de onde ela vem, quais foram os gatilhos, e como ela se manifesta no seu corpo fisicamente.

Prestar atenção nas nossas emoções demanda coragem e honestidade. Precisamos ser pacientes e muitas vezes não vamos gostar muito do que vamos perceber sobre nós. Mas quando isso acontece, é sinal de que estamos adquirindo autoconhecimento e podemos escolher modificar nossas atitudes.

E aí, o que você está sentindo hoje? Como pretende lidar com as emoções em seu coração? Nem sempre tudo são flores.

Photo by Mark Tegethoff on Unsplash

A Choice oferece Consultoria e Treinamento em Desenvolvimento Pessoal e Profissional através de processos de Coaching para Desenvolvimento de Habilidades de Inteligência Espiritual, a partir do Modelo SQ21™, desenvolvido pela Deep Change, Inc..

Entre em contato por aqui para saber mais a respeito. Será uma honra estar com você nesse momento.