Experiência de Montanha durante a Quarentena

Que papel tão importante a Natureza e a Montanha possuem na minha vida?

As montanhas se tornaram minha paixão há mais de 20 anos e ao longo desse tempo ajudaram a moldar a pessoa que sou hoje. Estar na natureza é, para mim, uma questão existencial, fundamental para a manutenção do meu equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual. Ferramenta poderosíssima que leva em consideração minhas 4 Inteligências Chave.

E é assim que a Choice Consultoria, Treinamento e Projeto também procura estar no mundo: criando oportunidades de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional a partir de experiências potencialmente transformadoras também em ambientes naturais e de montanha.

Nada substitui a própria experiência de cada coisa vivida, de cada fenômeno, de cada momento. Entretanto, com a pandemia da Covid-19 não tem sido possível organizar as nossas Manhãs de Interiorização, nas quais uma “Experiência de Montanha” pode ser vivida em sua plenitude.

Escolhemos transformar também essa experiência. Vislumbramos possibilidades diferentes de trazer a Montanha para mais perto de nós e de nossos clientes, com criatividade e perseverança, acreditando que em alguns meses estaremos agradecendo e desfrutando da Natureza de modo muito mais maduro e consciente.

Cerro Fitz Roy, Patagonia Argentina. Aquarela sobre papel. Autoria Marcia Poppe, 2019.

A imagem acima é uma aquarela do Cerro Fitz Roy na Patagônia Argentina e faz parte de uma série de pinturas que fiz em 2019 para o trabalho de pós-graduação em fotografia de um amigo. Foram muitas montanhas aquareladas, sempre mais de uma vez. Definitivamente, uma incrível e genuína experiência de montanha, que demandou dedicação, técnica, pesquisa e entrega à contemplação.

E você, já contemplou uma paisagem de montanha tão profundamente que perdeu a noção do tempo? Já contemplou a beleza do mundo e se sentiu conectado a algo maior? O que uma experiência desse tipo já provocou em você?

Dedo de Deus, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Teresópolis (RJ). Aquarela sobre papel. Autoria Marcia Poppe, 2019.

De modo diferente, mas muito especial e profundo, contemplei também o Dedo de Deus (imagem acima), para o mesmo trabalho. Estive no cume dessa montanha há mais de dez anos e foi sem dúvida uma das mais significativas experiências que tive como montanhista.

O engajamento em atividade artística afeta o ser humano internamente, através do pensamento e das emoções, mas também externamente, através da criação da obra em si. Por mais que seja possível dividir a prática artística contemplativa em duas categorias – uma com ênfase no processo e outra com ênfase no produto – o mais incrível é quando as duas categorias se mesclam em uma experiência fenomenológica, num processo tão profundo de contemplação consciente, que o resultado obtido vai muito mais além do que a criação da própria pintura.

Foi exatamente esta a experiência que tive, ao produzir esta aquarela. Minha entrega foi tão grande e intensa que ao finalizá-la, sentia com todo o meu corpo que havia estado nela o dia inteiro, vivendo-a por completo, não acreditando no resultado artístico alcançado, nunca antes atingido, sem noção de quanto tempo havia se passado, desde que sentei até finalizá-la.

E você, já experimentou se entregar a uma prática contemplativa assim? Que resultados obteve? Já teve a experiência de que o tempo deixou de existir?

Entre em contato por aqui para saber mais a respeito dos nossos Workshops que começarão a ser veiculados online. Será uma honra estar com você nesse momento.